POTENCIAIS SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM INTERCULTURAL NO TELETANDEM: A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO

Autores

  • Ana Carolina Freschi Universidade Estadual Paulista/Mestranda
  • Queila Barbosa Lopes Universidade Estadual Paulista/ Doutoranda Universidade Federal do Acre/ Professora Assistente de Língua Inglesa

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1470

Palavras-chave:

Teletandem, Interculturalidade, Sequência de aprendizagem intercultural, Paráfrases, Mediação

Resumo

A partir da caracterização do teletandem como Terceiro Espaço, onde o contato intercultural tem território privilegiado (KRAMSCH; URYU, 2014), e dos conceitos de competência intercultural (BELZ, 2003) e paráfrases (ORLANDI, 1987; 2000; PECHÊUX, 1997),  discutimos a relevância da identificação de potenciais sequências de aprendizagem intercultural (BORGHETTI et al, 2015) como oportunidades para melhor autocompreensão e autocrítica e desenvolvimento da competência intercultural a partir da mediação realizada no teletandem. Assim, nosso artigo situa-se na interface entre estudos linguísticos, estudos culturais e análise do discurso de linha francesa. Os dados analisados foram coletados em 2011, 2012 e 2014 e tiveram como temas: preconceito linguístico e regional, eleições presidenciais, copa do mundo de futebol no Brasil e generalizações quanto a situação das escolas no Estado de São Paulo. Esses assuntos embasaram parte das interações e suscitaram diversas paráfrases que nos levaram aos questionamentos apresentados. Por meio da análise de quatro sessões de teletandem de pares diferentes, pudemos identificar potenciais sequências de aprendizagem intercultural, o que demonstra o potencial do teletandem como espaço desse tipo de aprendizagem. As sessões de mediação podem contribuir significativamente para o desenvolvimento dessa competência, auxiliando a compreender as identidades e o que entendemos ser a identidade que afirmamos ter. 

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Biografia do Autor

Queila Barbosa Lopes, Universidade Estadual Paulista/ Doutoranda Universidade Federal do Acre/ Professora Assistente de Língua Inglesa

Professora de Língua Inglesa, lotada no CELA - Centro de Educação Letras e Artes - da UFAC, trabalhando no curso de Licenciatura em Língua Inglesa.

Atuou como Coordenadora Pibid/UFAC de 30 de julho de 2012 à 30 de julho de 2013 e como Coordenadora Geral do Programa Inglês sem Fronteiras na UFAC de 30 de Julho de 2013 a Janeiro de 2015.

Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Unesp - Campus de São José do Rio Preto.

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Publicado

30-12-2016

Como Citar

Freschi, A. C., & Lopes, Q. B. (2016). POTENCIAIS SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM INTERCULTURAL NO TELETANDEM: A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO. Revista Do GEL, 13(3), 49–74. https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1470

Edição

Seção

Artigos