PERSPECTIVA FUNCIONALISTA PARA A FORMAÇÃO (META)LINGUÍSTICA DE PROFESSORES DE ESPANHOL: AS FORMAS DE TRATAMENTO
Palabras clave:
Formação de professores de espanhol. Funcionalismo gramatical. Ensino-aprendizagem de espanhol. Formas de tratamento do espanhol.Resumen
Resumo: Os principais documentos norteadores da Educação Básica brasileira consideram a língua como uma atividade sociocultural, política e historicamente situada, em sua variabilidade e pluralidade de manifestações. Espera-se que, em sua atuação docente, o professor de espanhol do ensino regular possa realizar um trabalho coerente e em sintonia com a proposta educacional desses documentos, orientado por uma perspectiva discursiva, possibilitando aos alunos o desenvolvimento e a integração de competências (comunicativas, textuais, culturais etc.) para o uso da língua. Para fazê-lo, é preciso que o professor aprofunde estudos linguísticos e metalinguísticos e reflita também sobre ensino/aprendizagem de línguas, de maneira a se tornar um falante/usuário proficiente e um profissional capaz de estimular seus alunos a refletir sobre a língua não só como estrutura, mas, também, como meio de comunicação e de contato intercultural. Assim, o objetivo deste trabalho é propor a perspectiva funcionalista de abordagem linguística como um horizonte norteador para a formação (meta)linguística do docente de espanhol e, para isso, oferecemos um panorama geral dos princípios do Funcionalismo e mostramos um trabalho de articulação de tal linha teórica à prática, por meio de uma discussão sobre a abordagem discursiva de algumas formas de tratamento do espanhol, a partir de textos autênticos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)