MULTI/NOVOS LETRAMENTOS EM AMBIENTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DO GOOGLE SEARCH EDUCATION

Autores/as

Palabras clave:

Multiletramentos. Internet. Google Search Education

Resumen

Resumo: Este artigo objetiva analisar o conteúdo relativo ao Google Search Education – material digital de cunho pedagógico –, tendo em vista a possibilidade de publicação e republicação de informações por qualquer usuário da web e o uso de ferramentas e estratégias de busca na internet, um dos aspectos da leitura em ambiente digital. Como aporte teórico, este trabalho se baseia nos estudos dos novos e multiletramentos, relacionando as quatro dimensões do New London Group (1996) – Prática Situada, Instrução Explícita, Concepção Crítica e Prática Transformada – aos processos de conhecimento Experienciando, Conceitualizando, Analisando e Aplicando, propostos por Kalantzis & Cope (2011). O Google Search Education consiste em cinco Planos de Aula que tratam do uso de operadores, filtros, fontes, páginas e tipos de arquivo para viabilizar escolhas de termos apropriados, compreensão e análise de resultados e avaliação crítica de conteúdos de pesquisa. Este conteúdo foi descrito e analisado de acordo com a categorização adotada, considerando seu potencial para a pesquisa online. Em caráter complementar ao apresentado no material digital, apresenta-se uma proposta de atividade com vistas a contemplar a Prática Transformada, a fim de que os alunos possam transitar por todas as dimensões idealizadas pela teoria dos multiletramentos.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Gomes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Letras ­ Universidade de Uberaba (1998); especialização em Linguística Aplicada: fundamentos e perspectivas para o ensino ­ Universidade Federal de Uberlândia (2001); especialização em Metodologia do Ensino Superior ­ Faculdade do Noroeste de Minas (2004) e mestrado em Linguística ­ Universidade Federal de Uberlândia (2007). É doutoranda em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e participante do Grupo de Pesquisa (Multi)letramentos na escola por meio da hipermídia (CNPQ/UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Formação de Professores ­ GPEFORM (CNPQ/UFTM), na linha Formação de Professores e Políticas Educacionais. Atuou na educação infantil, ensino fundamental, ensino superior e formação continuada (professores de Língua Portuguesa, gestores e pedagogos).  Tem  experiência  na  modalidade  a  distância,  com  formação  inicial  de  pedagogos  (UAB/UFMG)  e  Especialização  em  Língua  Portuguesa  da  REDEFOR  – IEL/UNICAMP. Atuou também como Analista de Assuntos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba no Departamento de Formação Continuada . Vem desenvolvendo pesquisa em Ensino/aprendizagem de língua materna e uso de novas tecnologias da informação e da comunicação.

Petrilson Alan Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado no Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada, também pela UFRJ, e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Professor Doutor do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É atualmente coordenador acadêmico da Comissão Permanente para os Vestibulares da UNICAMP (COMVEST). É atualmente também membro da diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada nas áreas de Linguagem, Educação e Sociedade. É coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPQ (Multi)letramentos na escola por meio da hipermídia , que envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Vem desenvolvendo e orientando pesquisas em: ensino/aprendizagem de língua materna através do uso de novas tecnologias da informação e da comunicação e interface entre letramentos escolares e não-escolares por meio da hipermídia

Publicado

2015-09-17

Cómo citar

Gomes, C., & Pinheiro, P. A. (2015). MULTI/NOVOS LETRAMENTOS EM AMBIENTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DO GOOGLE SEARCH EDUCATION. Revista Do GEL, 12(1), 109–138. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/406