Contribuições de Michel Breal para a pragmática e para a semântica lexical
Palabras clave:
Semântica lexical. Análise componencial. Pragmática. Máximas conversacionais. Eufemismo. Ironia.Resumen
A partir da década de 90 do século passado, as idéias divulgadas por Michel Bréal — lingüista francês conhecido por ter criado os termos semântica e polissemia - têm sido retomadas com o intuito de evidenciar sua importância nos campos da Pragmática, da Semântica Cognitiva e dos estudos da enunciação. Este artigo evidencia possíveis contribuições de suas propostas para a Semântica Lexical e para a Pragmática. Num primeiro momento, alguns de seus postulados são analisados e relacionados às citadas disciplinas.Em seguida, a teoria apresentada é aplicada à análise de dois textos jornalísticos de modo a mostrar a aplicabilidade de suas idéias e fornecer evidência de que a semântica brealina pode funcionar como um denominador comum para as ciências do significado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)