Réquiem de Antonio Tabucci e Alain Tanner: uma viagem pelo imaginário português
Palabras clave:
Antonio Tabucchi. Lisboa. Espaço urbano. Literatura e cinema.Resumen
0 filme Réquiem: um encontro com Fernando Pessoa, do diretor suíço Alain Tanner, é uma adaptação da obra do escritor italiano Antonio Tabucchi, Réquiem: an allucination (Réquiem: uma alucinação). 0 texto literário é uma grande viagem pelo imaginário português; são doze horas de aventuras e desaventuras do protagonista 5. espera de um encontro simbólico e importante. A figura de Fernando Pessoa, o convidado, é o ápice dessa viagem pelos múltiplos espaços urbanos lisboetas. A cidade de Lisboa é a todo instante decodificada, analisada, interpretada e codificada pelos olhares tabucchianos. Não se pode esquecer que a narrativa moldura é um traço marcante de Tabucchi, e Réquiem confirma essa característica a partir de seus diferentes e emblemáticos quadros situacionais. 0 objetivo deste trabalho é identificar e analisar os processos e estratégias utilizados por Tanner na passagem da narrativa literária para a narrativa cinematográfica, visando a caracterização da cidade de Lisboa e dos personagens.
Descargas
Citas
ARVIGO, T. Uno sguardo su Tabucchi. Nuova Corrente, Roma, n.42,
p.91-112, 1995.
BERTONE, M. Antonio Tabucchi: il gioco del peritesto. Gradiva, Milano,
v.4, n.2, p.33-39, 1988.
BIASIN, G.P. Le periferie della letteratura: da Verga a Tabucchi. Ravenna:Longo Editore, 1997.
_____. Other Foods, other voices. Modern Language Notes, New York,
v.109, n.5, p.831-846, Dec.1994.
_____. Frammenti di geografia romancesca. Annali d'Italianistica, Roma,
v.9, p.161-182, 1991.
BORSARI, A. Cos'è una vita se non viene raccontata? Conversazione con
Antonio Tabucchi. Italienisch, Frankfurt, v.13, n.2, p.2-23, nov.1991.
BOTTA, A. An interview with Antonio Tabucchi. Contemporary
Literature, San Diego, v.35, n.3, p.421-440, Fall 1994.
BRIZIO, F. La narrativa postmoderna di Antonio Tabucchi. Filologia antica
e moderna, Bologna, v.4, p.249-266, 1993.
CALVINO, I. Se uma noite de inverso um viajante. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
FRANCESE, J. Tabucchi: Una conversazione plurivoca. Spunti e Ricerche,
Sidney, v.6, p.19-34, 1990.
KLOPP, C. Aporias and intertextuality in Antonio Tabucchi's Ii filo
dell'orizzonte. Italica, Madrid, v.75, n.3, p.428-440, 1998.
LISBON story. Direção: Wim Wenders. Produção: Paulo Branco. Lisboa:
Fox Lorber, 1994. 1 VHS.
MOREIRA, J.G. Antonio Tabucchi: nascer com várias almas. Revista Ler,
Lisboa, n.35, p.54-56, 2000.
_____. Antonio Tabucchi. Revista Ler, Lisboa, n.40, p.40-48, 2000.
PESSOA, F. Obra poética. Organizado por Maria Aliete Galhoz. Rio de
Janeiro: Nova Aguilar, 1986.
_____. Obra completa. São Paulo: Ática, 1995. 2v.
RAVAZZOLI, F. Viaggi tangenziali e stone ribattute: l'insomnia narrativa
di Tabucchi. Autografo, Roma, v.2, p.23-37, 1985.
RÉQUIEM. Direção: Alain Tanner. Produção: Paulo Branco. Lisboa: Atalanta Filmes, 1998. 1 VHS.
ROELENS, N.; LANSLOTS, I. (Eds.). Piccole finzioni con importanza: valori della narrativa italiana contemporanea. Ravenna: Longo, 1993.
ROSENFD, A. Cinema: arte e indústria. São Paulo: Editora Perspectiva,
ROSSI, A. A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
SEIXO, M. A. Tabucchi, um escritor português. In: . Outros erros.
Lisboa: Editora Asa, 2001. p.130-150.
TABUCCHI, A. Requiem: uma alucinação. Lisboa: Quetzal, 1991.
_____. 0 jogo do reverso. Lisboa: Quetzal, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)