Os suportes das imagens: da fotografia à imagem digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i2.2788

Palabras clave:

Imagens. Fotografia. Imagem Digital. Suporte Formal. Suporte Material. Tela. Plano da Expressão.

Resumen

Este artigo pretende abordar a questão da forma e da substância do plano de expressão de imagens (pintura, fotografia, imagem digital). Se inicialmente a semiótica greimasiana clássica – especialmente Jean-Marie Floch (1985, 1986) e Felix Thürlemann (1982) – consagrou suas reflexões à relação entre forma da expressão e forma do conteúdo (semissimbolismo), a partir dos anos 1990, Jacques Fontanille se dedicou à delicada questão da substância da expressão. Em seguida, no quadro de sua proposta de hierarquia dos níveis de pertinência de análise, Fontanille (2005, 2008) introduziu os conceitos de suporte formal e suporte material que permitiram pensar a relação entre a imagem como texto e a imagem como objeto. Partiremos desses trabalhos para estudar a relação estreita entre substância da expressão da imagem e as práticas de produção/recepção.

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Publicado

2019-12-30

Cómo citar

Dondero, M. G., & Reyes-Garcia, E. (2019). Os suportes das imagens: da fotografia à imagem digital. Revista Do GEL, 16(2), 163–190. https://doi.org/10.21165/gel.v16i2.2788