(Multi)letramentos na escola: proposições da semiótica discursiva à ação didática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2804

Keywords:

Ensino. Letramento. Multiletramentos. Prática didática. Semiótica Discursiva.

Abstract

Diante da tarefa insistentemente cobrada ao professor da Educação Básica de trabalhar dentro da perspectiva dos multiletramentos, para uma efetiva apropriação da leitura e da escrita por parte dos alunos, propomos apresentar e discutir algumas das contribuições que a Semiótica Discursiva pode oferecer. Para isso, dois textos serão brevemente analisados, um meme e uma pintura, buscando demonstrar o caminho de análise que pode ser seguido: da superfície textual ao exame da estruturação a ela subjacente, responsável pelos sentidos não explicitados, mas fundamentais à significação final de um dado texto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eliane Soares de Lima, Universidade de São Paulo

Pós-Doutoranda do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Bolsista FAPESP (Processo n. 2017/14300-7).

Published

2019-12-31

How to Cite

Lima, E. S. de. (2019). (Multi)letramentos na escola: proposições da semiótica discursiva à ação didática. Revista Do GEL, 16(3), 165–190. https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2804