ESTILO E ETHOS NA DISNEY: TRANSFORMAÇÕES DA IDENTIDADE

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1347

Schlagworte:

Estilo, Semiótica, Disney

Abstract

Nos últimos anos, a semiótica discursiva ganhou, em seu repertório de reflexões teóricas, contribuições significativas para o estudo do fato de estilo com Discini (O estilo nos textos, 2013; e Corpo e estilo, 2015), permitindo reflexões sobre a identidade, alteridade e modo de ser do sujeito-enunciador no mundo social e semiológico. A identidade da Walt Disney, os estúdios de animação, é uma das mais persistentes temporalmente, com mais de 70 anos, e de grande popularidade. Pretendemos explorar no presente trabalho como um estilo pode permanecer tão constante e atual ao longo desse intervalo de tempo. Além dos desenvolvimentos das questões de ethos e estilo em Discini, recorreremos à conceitualização de ethos proposta por Maingueneau (Novas tendências em análise do discurso, 1997; A propósito do ethos, 2008). Selecionados três trailers de filmes da Disney, recobrindo o período de 1942, com o trailer de Bambi, a 1992, com o trailer do musical Aladim, e a 2013, com Frozen: uma aventura congelante. Assim, podemos observar o modo como o enunciador Disney se coloca no mundo, o modo como define seu enunciatário, como define o estilo outro ao qual não identifica, definindo uma imagem do próprio mundo em que se coloca.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Mário Sérgio Teodoro da Silva Junior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Curso Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras/Araraquara UNESP, sob a orientação do Prof. Dr. Arnaldo Cortina, com pesquisa na área de semiótica discursiva, com o projeto "O estilo Disney de cantar histórias: uma abordagem semiótica", com apoio FAPESP (processo nº 2014/17482-0).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9764429773834812

Veröffentlicht

2017-04-27

Zitationsvorschlag

Teodoro da Silva Junior, M. S. (2017). ESTILO E ETHOS NA DISNEY: TRANSFORMAÇÕES DA IDENTIDADE. Revista Do GEL, 14(1), 288–308. https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1347