IMPLICAÇÕES DE UMA PERSPECTIVA REALISTA DIRETA PARA O PAM-L2: DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v13i1.837Palavras-chave:
Percepção da fala, Aquisição de L2/LE, Abordagem Ecológica, Realismo DiretoResumo
Neste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate ‘Segunda Língua’ vs. ‘Língua Estrangeira’; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio ‘percepção’-‘inteligibilidade’. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-06-2016
Como Citar
Alves, U. K., & Silva, A. H. P. (2016). IMPLICAÇÕES DE UMA PERSPECTIVA REALISTA DIRETA PARA O PAM-L2: DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS. Revista Do GEL, 13(1), 107–131. https://doi.org/10.21165/gel.v13i1.837
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)