IMPLICAÇÕES DE UMA PERSPECTIVA REALISTA DIRETA PARA O PAM-L2: DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Autores

  • Ubiratã Kickhöfel Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adelaide Hercília Pescatori Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i1.837

Palavras-chave:

Percepção da fala, Aquisição de L2/LE, Abordagem Ecológica, Realismo Direto

Resumo

Neste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate ‘Segunda Língua’ vs. ‘Língua Estrangeira’; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio ‘percepção’-‘inteligibilidade’. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2.

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Biografia do Autor

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras; CNPq

Adelaide Hercília Pescatori Silva, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Letras

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Publicado

23-06-2016

Como Citar

Alves, U. K., & Silva, A. H. P. (2016). IMPLICAÇÕES DE UMA PERSPECTIVA REALISTA DIRETA PARA O PAM-L2: DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS. Revista Do GEL, 13(1), 107–131. https://doi.org/10.21165/gel.v13i1.837

Edição

Seção

Artigos