Uma análise crítico-discursiva da polarização Ocidente/Oriente na polêmica sobre o ataque à revista Charlie Hebdo
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3110Palavras-chave:
Polêmica. Charlie Hebdo. Folha de S. Paulo. Polarização. Eurocentrismo.Resumo
Este artigo é baseado na polêmica entre liberdade de expressão versus limites éticos para a prática do humor, que foi suscitado com o atentado à revista Charlie Hebdo, em 2015, buscando no escopo da Análise Crítica do Discurso, de Teun van Dijk (1998, 2005, 2015, 2016), e da Teoria da Polêmica, de Ruth Amossy (2017), indagar como as formas de apresentação e qualificação dos atores envolvidos interferem no debate e reacendem a polarização e posicionamentos entre Ocidentais e Orientais no discurso jornalístico brasileiro. A partir de análise de excertos de nove textos da Folha de S. Paulo, publicados logo após o ataque em 2015, analisamos a polarização entre grupos e as estratégias de descrição de atores envolvidos: por um lado, terroristas, muçulmanos (Orientais), que praticaram o atentado, e, por outro, vítimas (Ocidentais). Os resultados deste trabalho permitem observar a semântica eurocêntrica e a assimetria na cobertura desse acontecimento, que podem servir à análise de outros fatos violentos e recentes que dizem respeito à produção do humor, como também atualizam aspectos do discurso eurocêntrico na contemporaneidade a partir de uma articulação teórica inovadora.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do GEL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)