Noticing, automonitoramento e (des)fossilização: interfaces e (des)construções em um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2978

Palavras-chave:

(Des)fossilização. Noticing. Automonitoramento. Língua-alvo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de (des)fossilização de itens gramaticais e lexicais na produção escrita de uma aprendiz adulta através da prática de noticing, aliada à estratégia metacognitiva de automonitoramento. O aporte teórico da pesquisa foi embasado na teoria da Fossilização (SELINKER, 1972; HAN, 2003) sob o enfoque de Larsen-Freeman (2005), que defende a complexidade da ideia de fim no processo de aprendizagem de línguas adicionais, nas Hipóteses de Noticing (SCHMIDT, 1990) e Output (SWAIN, 1995) e na estratégia metacognitiva do automonitoramento (O’MALLEY; CHAMOT, 1990; OXFORD, 1990). Desse modo, a presente pesquisa é compreendida como um estudo de caso em andamento de natureza quali-quantitativa dividido em quatro fases, cujo corpus apresenta textos produzidos pela participante entre 2013 e março de 2020, além de três textos produzidos na quarta fase do estudo, de cunho qualitativo. Os resultados obtidos sugerem que a prática de noticing, complementada pelo automonitoramento promoveu maior consciência metalinguística na aprendiz e desestabilização de itens gramaticais e lexicais anteriormente em movimento de fossilização.

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Biografia do Autor

Fernanda Vieira da Rocha Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora Adjunta do setor de Metodologia e Prática de Ensino de Lingua Inglesa do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Silveira, F. V. da R. (2020). Noticing, automonitoramento e (des)fossilização: interfaces e (des)construções em um estudo de caso. Revista Do GEL, 17(3), 280–303. https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2978

Edição

Seção

Artigos