(Multi)letramentos na escola: proposições da semiótica discursiva à ação didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2804

Palavras-chave:

Ensino. Letramento. Multiletramentos. Prática didática. Semiótica Discursiva.

Resumo

Diante da tarefa insistentemente cobrada ao professor da Educação Básica de trabalhar dentro da perspectiva dos multiletramentos, para uma efetiva apropriação da leitura e da escrita por parte dos alunos, propomos apresentar e discutir algumas das contribuições que a Semiótica Discursiva pode oferecer. Para isso, dois textos serão brevemente analisados, um meme e uma pintura, buscando demonstrar o caminho de análise que pode ser seguido: da superfície textual ao exame da estruturação a ela subjacente, responsável pelos sentidos não explicitados, mas fundamentais à significação final de um dado texto.

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Biografia do Autor

Eliane Soares de Lima, Universidade de São Paulo

Pós-Doutoranda do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Bolsista FAPESP (Processo n. 2017/14300-7).

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Lima, E. S. de. (2019). (Multi)letramentos na escola: proposições da semiótica discursiva à ação didática. Revista Do GEL, 16(3), 165–190. https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2804

Edição

Seção

Artigos