Abordagem orientada por dados: desafios e aplicações no ensino de LE
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1897Palavras-chave:
Corpora no Ensino, Abordagem DDL, Abordagem Orientada por Dados, Autonomia na aprendizagem, Escrita acadêmica, Resumo científico.Resumo
Diante da influência das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da aprendizagem de línguas assistida por computador (CALL - Computer Assisted Language Learning) no ensino de inglês como Língua Estrangeira (LE), as quais possibilitam novos olhares para a prática didático-pedagógica, objetivamos, neste artigo, refletir acerca das aplicações de corpora no ensino, principalmente no que concerne à Abordagem Orientada por Dados (Data-Driven Learning Approach). Trata-se de uma abordagem centrada no aprendiz, o qual, mediado pelo professor, busca entender o funcionamento da língua observando-a em um corpus. Nesse contexto, fundamentados em Johns (1991), em Boulton (2009, 2010) e em Boulton e Tyne (2013), examinamos os principais desafios para sua implementação, bem como problematizamos sua relação com a noção de autonomia na aprendizagem. Ademais, partindo dessa reflexão e do instrumental teórico-metodológico da Linguística de Corpus, exploramos didaticamente um corpus de resumos científicos da área de linguística a fim de auxiliar a escrita desse tipo textual, quanto ao reconhecimento de padrões lexicogramaticais, por licenciandos em Letras, especialmente os iniciantes na pesquisa acadêmica. Ao propor este trabalho, esperamos despertar nesse público o interesse pela utilização de recursos tecnológicos que visam processos de aprendizagem autônomos a partir de corpora, de modo que possam conscientizar-se da existência desses recursos e possam aplicá-los em suas práticas acadêmicas cotidianas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-12-2017
Como Citar
Rocha, J. M. P. (2017). Abordagem orientada por dados: desafios e aplicações no ensino de LE. Revista Do GEL, 14(3), 135–153. https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1897
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)