Práticas de letramento, TIC e autonomia em contexto universitário

Autores

  • Cristiane Carneiro Capristano Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Tatiane Henrique Sousa Machado Universidade Paranaense - UNIPAR, Campus Umuarama - Sede
  • Mônica Cristina Metz Professora colaboradora - Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1892

Palavras-chave:

Letramento Acadêmico, Tecnologias da Informação e Comunicação, Autonomia.

Resumo

Este trabalho analisa relações entre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e práticas de letramento de acadêmicos de duas universidades do Paraná, com o propósito de ponderar sobre o efeito dos usos de TIC para a autonomia dos estudantes. Foi aplicado aos estudantes um questionário, a fim de averiguar diferenças entre usos das TIC por iniciativa própria e aqueles feitos por proposição de docentes e a existência de variação na interpretação feita pelos estudantes das práticas realizadas com ou sem TIC. As análises quantitativas e qualitativas permitiram constatar que todos os acadêmicos utilizam TIC por iniciativa própria, tanto em práticas cotidianas, como em acadêmicas. Quando essas atividades são propostas por docentes, em geral, restringem-se ao uso de Moodle, Classroom e às que permitem o compartilhamento de arquivos e/ou envio de tarefas. Verificou-se, também, pouca variabilidade na interpretação feita pelos estudantes das práticas acadêmicas: eles entendem que as práticas com TIC são mais “fáceis” e “ágeis” do que as realizadas de forma “tradicional”, aderindo a uma orientação discursiva que avalia as TIC como necessariamente positivas. Entendida a autonomia no sentido freireano, ambos os resultados sinalizam que os usos das TIC feitos pelos acadêmicos pouco contribui para a construção de sua autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Carneiro Capristano, Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Doutora do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Porgrma de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Tatiane Henrique Sousa Machado, Universidade Paranaense - UNIPAR, Campus Umuarama - Sede

Professora da Universidade Paranaense - UNIPAR, Campus Umuarama - Sede. Doutoranda do Programa do Programa de Pòs-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mônica Cristina Metz, Professora colaboradora - Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Professora colaboradora - Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá- UEM.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

Capristano, C. C., Sousa Machado, T. H., & Metz, M. C. (2017). Práticas de letramento, TIC e autonomia em contexto universitário. Revista Do GEL, 14(3), 170–196. https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1892