Instâncias de nominalizações e a densidade lexical do texto acadêmico: algumas implicações para o ensino

Autores

  • Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giovana Perini-Loureiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1847

Palavras-chave:

Nominalizações, Metáforas gramaticais, Texto acadêmico, Ensino de escrita acadêmica em inglês

Resumo

A escrita acadêmica é lexicalmente densa e a presença de instâncias de nominalização é pervasiva, fato que é aceito na literatura da área (HALLIDAY E MATTHIESSEN, 2014; MARTIN, 1993; MARTIN, 2008). Do ponto de vista da Linguística Sistêmico Funcional (LSF), as instâncias de nominalização estão associadas ao fenômeno linguístico denominado por Halliday e Matthiessen (2014) de ‘metáforas gramaticais ideacionais’ (MGI). Partindo desse panorama teórico, o objetivo deste artigo é duplo. Primeiramente, apresentar e discutir dados sobre a presença de MGI, contendo nominalizações, em textos acadêmicos produzidos em inglês. Objetiva-se, também, apresentar e sugerir atividades de sala de aula que aumentem a consciência linguística do aprendiz sobre o uso de formas gramaticalmente metaforizadas em textos acadêmicos, particularmente em artigos acadêmicos. Os exemplos de atividades pedagógicas aqui propostos visam a um incremento no nível de proficiência linguística do aprendiz de inglês, podendo, por conseguinte, aumentar suas chances de sucesso em âmbito acadêmico nacional e internacional.

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Biografia do Autor

Giovana Perini-Loureiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Detartamento de Linguística (teórica e descritiva), Estudos da Língua em Uso.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

Marciotto Oliveira, A. L. A., & Perini-Loureiro, G. (2017). Instâncias de nominalizações e a densidade lexical do texto acadêmico: algumas implicações para o ensino. Revista Do GEL, 14(3), 119–134. https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1847