ESTILO E ETHOS NA DISNEY: TRANSFORMAÇÕES DA IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1347Palavras-chave:
Estilo, Semiótica, DisneyResumo
Nos últimos anos, a semiótica discursiva ganhou, em seu repertório de reflexões teóricas, contribuições significativas para o estudo do fato de estilo com Discini (O estilo nos textos, 2013; e Corpo e estilo, 2015), permitindo reflexões sobre a identidade, alteridade e modo de ser do sujeito-enunciador no mundo social e semiológico. A identidade da Walt Disney, os estúdios de animação, é uma das mais persistentes temporalmente, com mais de 70 anos, e de grande popularidade. Pretendemos explorar no presente trabalho como um estilo pode permanecer tão constante e atual ao longo desse intervalo de tempo. Além dos desenvolvimentos das questões de ethos e estilo em Discini, recorreremos à conceitualização de ethos proposta por Maingueneau (Novas tendências em análise do discurso, 1997; A propósito do ethos, 2008). Selecionados três trailers de filmes da Disney, recobrindo o período de 1942, com o trailer de Bambi, a 1992, com o trailer do musical Aladim, e a 2013, com Frozen: uma aventura congelante. Assim, podemos observar o modo como o enunciador Disney se coloca no mundo, o modo como define seu enunciatário, como define o estilo outro ao qual não identifica, definindo uma imagem do próprio mundo em que se coloca.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-04-2017
Como Citar
Teodoro da Silva Junior, M. S. (2017). ESTILO E ETHOS NA DISNEY: TRANSFORMAÇÕES DA IDENTIDADE. Revista Do GEL, 14(1), 288–308. https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1347
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)