LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E A DISCURSIVIDADE DA INCLUSÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.1325Palavras-chave:
Análise de Discurso. Políticas Públicas. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Escola.Resumo
Este artigo busca compreender, pelos fios do discurso do governo federal, os sentidos constituídos sobre a inserção das novas tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras a partir do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo e seus efeitos nas práticas de ensino de língua portuguesa. Teoricamente, este estudo filia-se à Análise de Discurso de linha materialista em articulação com a história das Ideias Linguísticas (HIL). O funcionamento discursivo do jogo político-econômico revelou, a partir de nossas análises, que as políticas de inclusão de tecnologias nas escolas trabalham com a ilusão de igualdade entre sujeitos, quer seja pela inclusão digital, quer seja pela inclusão social. Nesse jogo de sentidos, nosso olhar, neste trabalho, direcionou-se para as políticas de língua que estão em circulação nas escolas públicas, a partir de uma análise discursiva sobre os instrumentais linguísticos em circulação em escolas públicas do Estado de Mato Grosso.Downloads
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Publicado
26-09-2016
Como Citar
dos Santos, C. P., & Di Renzo, A. M. (2016). LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E A DISCURSIVIDADE DA INCLUSÃO DIGITAL. Revista Do GEL, 13(2), 37–54. https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.1325
Edição
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Artigos
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