Relação entre a narrativa e o desenho da criança: possibilidades de leitura
Palavras-chave:
aquisição de linguagem, interacionismo, narrativa infantil.Resumo
Buscamos estudar a narrativa a partir da reflexão sobre a relação entre língua e discurso, enfrentando desafios que a diferença ou a heterogeneidade na fala de criança, em relação à fala do adulto, trazem para o investigador. Nesse sentido, com base teórica no Interacionismo iniciado por Cláudia de Lemos, compreendemos aquisição de linguagem como processo de subjetivação na/pela linguagem, ou seja, as relações da criança na/pela linguagem possibilitam-na passar do estado de infans à condição de sujeito falante, através de mudanças que ocorrem no percurso da criança na narrativa – que vão desde as incorporações da fala do adulto até a sustentação de um fio narrativo. Aqui as prerrogativas para tornar-se falante de uma língua não são atribuídas a um desenvolvimento ou uma superação de etapas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-04-04
Como Citar
Santos, M. V., & Perottino, S. (2016). Relação entre a narrativa e o desenho da criança: possibilidades de leitura. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 634–645. Obtido de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/954
Edição
Secção
Aquisição da Escrita