O processo de simulação na construção do sentido em narrativas

Autores

  • Paulo Henrique Duque Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Palavras-chave:

linguística cognitiva, semântica da simulação, narrativa

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma explicação de como simulamos mentalmente referentes e cenas complexos a partir de simples pistas linguísticas. Como hipótese, acreditamos que a construção do sentido se baseia na codifi cação de representações perceptuais e motoras de entidades e trajetores descritos linguisticamente, como movimento, forma, orientação e localização. Nessa perspectiva, além da capacidade linguística, outras capacidades cognitivas, como percepção, memória e atenção parecem desempenhar papel crucial na compreensão de textos. Para elaborarmos a proposta, baseamo-nos em investigações da Inteligência Artificial, Neurociências, Psicologia Cognitiva e Teoria Neural da Linguagem, cujas pesquisas nos revelam alguns constructos neurocognitivos utilizados durante a compreensão de textos, como esquemas e frames, por exemplo. O foco na narração se deve ao fato de histórias constituírem microcosmos de eventos baseados em experiências cotidianas que incluem pessoas realizando ações em função de objetivos e eventos que apresentam obstáculos a esses objetivos, conflitos e reações emocionais.

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Publicado

2016-02-15

Como Citar

Duque, P. H. (2016). O processo de simulação na construção do sentido em narrativas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(1), 350–366. Obtido de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/894

Edição

Secção

Semântica