O processo de simulação na construção do sentido em narrativas
Palabras clave:
linguística cognitiva, semântica da simulação, narrativaResumen
O objetivo deste artigo é propor uma explicação de como simulamos mentalmente referentes e cenas complexos a partir de simples pistas linguísticas. Como hipótese, acreditamos que a construção do sentido se baseia na codifi cação de representações perceptuais e motoras de entidades e trajetores descritos linguisticamente, como movimento, forma, orientação e localização. Nessa perspectiva, além da capacidade linguística, outras capacidades cognitivas, como percepção, memória e atenção parecem desempenhar papel crucial na compreensão de textos. Para elaborarmos a proposta, baseamo-nos em investigações da Inteligência Artificial, Neurociências, Psicologia Cognitiva e Teoria Neural da Linguagem, cujas pesquisas nos revelam alguns constructos neurocognitivos utilizados durante a compreensão de textos, como esquemas e frames, por exemplo. O foco na narração se deve ao fato de histórias constituírem microcosmos de eventos baseados em experiências cotidianas que incluem pessoas realizando ações em função de objetivos e eventos que apresentam obstáculos a esses objetivos, conflitos e reações emocionais.
Descargas
Citas
SSIS, Machado de. Contos: uma antologia. Seleção, introdução e notas de John Gledson. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 2 v.
BARSALOU, Lawrence. Perceptual symbol systems. Behavioral and Brain Sciences, Cambridge, v. 22, n. 4, p. 637-660, jul. 1999.
BERGEN, Benjamin. Mental simulation in literal and figurative language understanding. In: COULSON, Seana; LEWANDOWSKA-TOMASZCZYK, Barbara (Ed.). The literal and nonliteral in language and thought. Berlin: Lang, 2005. p. 255-280.
BERGEN, Benjamin. Experimental methods for simulation semantics. In: GONZALEZ-MARQUEZ, Monica; MITTELBERG, Irene; COULSON, Seana; SPIVEY, Michael J. (Ed.) Methods in Cognitive Linguistics. Amsterdam; Philadelphia: John B enjamins, 2007.
BERGEN, Benjamin; CHANG, Nancy. Embodied construction grammar in simulation-based language understanding. In: OSTMAN, Jan-Ola; FRIED, Mirjan (Ed.). Construction grammars: cognitive grounding and theoretical extensions. Amsterdam: John Benjamins, 2005. p. 147-190.
BORGHI, Anna; GLENBERG, Arthur; KASCHAK, Michael. Putting words in perspective. Memory e Cognition, New York, v. 32, n. 6, p. 863-873, set. 2004.
CARVALHO, José C. de. Se eu morrer, telefone para o céu. Rio de Janeiro: Ediouro, 1979.
CHANG, Nancy. Constructing grammar: a computational model of the emergence of early constructions. Computer Science Division, University of California at Berkeley dissertation, 2009.
CLAUSNER, Timothy; CROFT, William. Domains and image schemas. Cognitive Linguistics, v. 10, n. 1, p. 1-31,1999.
DUQUE, Paulo. Modelo de Situação e Compreensão de Textos. In: ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO, 5., 2011, Natal. Anais... Natal: GELNE, 2011a.
DUQUE, Paulo. Simulação Semântica e Compreensão de Textos. In: CONGRESSO NACIONAL DE FILOLOGIA E LINGUÍSTICA, 16., 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro:
EdUERJ, 2011b. p. 128.
DUQUE, Paulo. O Padrão Discursivo Conto Fantástico: uma análise construcional dos contos de Machado de Assis. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 1114-1125, 2012.
DUQUE, Paulo. A integração entre affordances e restrições gramaticais no processo de compreensão de sentenças. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 370-385, 2013.
DUQUE, Paulo. H. As construções linguísticas “para” e “para dentro de” e a simulação mental de espaço e movimento. Revista Digital Letrônica, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 298-324, jan./jun. 2014.
DUQUE, Paulo; COSTA, Marcos. Gramática de Construções e Simulação Mental: Construindo sentidos e arquitetando contextos. In: MOURA, Heronides; GABRIEL, Rosângela (Org.). A cognição na linguagem. Florianópolis: Insular, 2012a. p. 115-143.
DUQUE, Paulo. Identidade, Integração e Imaginação: investigando a literatura fantástica. In: CONGRESSO LINGUÍSTICA E COGNIÇÃO, 5., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2012b. p. 109-114. v. 1.
EHRSSON, Henrik; GEYER, Stephan; NAITO, Eiichi. Imagery of voluntary movement of fi ngers, toes, and tongue activates corresponding body-part specifi c motor representations. Journal of Neurophysiology, Bastheda, v. 90, n. 5, p. 3304-3316, nov. 2003.
FAUCONNIER, Gilles. Mental Spaces. New York: Cambridge University Press, 1994.
FELDMAN, Jerome A.; DODGE, Ellen; BRYANT, John. A Neural Theory of Language and Embodied Construction Grammar. In: HEINE, B.; NARROG, H. The Oxford Handbook of Linguistic Analysis. Oxford; New York: Oxford University Press, 2010.
FILLMORE, Charles J. Topics in lexical semantics. In: COLE, R. (Ed.). Current issues in linguistic theory. Bloomington: Indiana University Press, 1977.
FILLMORE, Charles J. Frame semantics. In: Linguistics in the Morning Calm. Soeul: Hanshin, 1982. p. 111-137. (Ed. by The Linguistic Society of Korea).
FILLMORE, Charles J.; BAKER, Colin. A Frames Approach to Semantic Analysis. In: HEINE, Bernd; NARROG. Heiko (Ed.). The Oxford Handbook of Linguistic Analysis. Oxford: Oxford University Press, 2011. p. 313-340.
FISCHER, Martin; ZWAAN, Rolf. Embodied language: a review of the role of the motor system in language comprehension. Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 61, n. 6, maio 2008.
GALLESE, Victorio. The manifold nature of interpersonal relations: the quest for a common mechanism. In: FRITH Christopher; WOLPERT, Daniel (Ed.). The Neuroscience of Social Interaction: Decoding, Imitating, and Infl uencing the Actions of Others. New York: Oxford University Press, 2003. p. 159-182.
GALLESE, Vittorio; LAKOFF, George. The Brain’s Concepts: The Role of the Sensory-Motor System in Conceptual Knowledge. Cognitive Neuropsychology, v. 22, n. 3-4, p. 455-479, maio 2005.
GLENBERG, Arthur. Language and action: creating sensible combinations of ideas. In: GASKELL, George (Ed.). The Oxford handbook of psycholinguistics. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007. p. 361-370.
HURLEY, Mathew; DENNETT, Daniel; ADAMS, Reginald. Inside jokes: using humor to reverse-engineer the mind. Cambridge, MA: Mit Press, 2011.
KOSSLYN, Stephan; GANIS, Giorgio; THOMPSON, William. Neural foundations of imagery. Nature Reviews Neuroscience, v. 2, p. 635 -642, set. 2001.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Philosophy in the Flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999.
LANGACKER, Ronald. Cognitive Grammar: a basic introduction. Oxford: Oxford University Press, 2007.
LOTZE, Martin; MONTOYA, Pedro; ERB, Michael; HÜLSMANN, Ernst; FLOR, Herta; KLOSE, Uwe; BIRBAUMER, Niels; GRODD, Wolfgang. Activation of cortical and cerebellar motor areas during executed and imagined hand movements: An fMRI study. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 11, n. 5, p. 491-501, set. 1999.
NYBERG, Lars; PETERSSON, Karl; NILSSON, Lars-Goran; SANDBLOM, Johan; ÅBERG, Carola; INGVAR, Martin. Reactivation of motor brain areas during explicit memory for actions. NeuroImage, v. 14, n. 2, p. 521-528, ago. 2001.
PETRUCK, Miriam R. L. Frame Semantics. In: ÖSTMAN, J-O.; VERSCHUEREN, J.; BLOMMAERT, J. (Ed.). Handbook of Pragmatics. Amsterdam; Philadelphia: John Benjamins, 1996.
PORRO, Carlo; FRANCESCATO, Maria; CETTOLO, Valentina; DIAMOND, Mathew; BARALDI, Patrizia; ZUIANI, Chiara; BAZZOCCHI, Massimo; DI PRAMPERO, Pietro. Primary motor and sensory cortex activation during motor performance and motor imagery: a functional magnetic resonance imaging study. Journal of Neuroscience, v. 16, n. 23, p. 7688-7698, dez. 1996.
ROSCH, Eleanor. Is Wisdom in the Brain? [A review of Austin, J. H. Zen and the brain.]. Psychological Science, v. 10, p. 222-224, 1998.
WHEELER, Mark; PETERSEN, Steven; BUCKNER, Randy. Memory’s echo: Vivid remembering reactivates sensory specifi c cortex. Proc. Natl. Acad. Sci. USA, v. 97, n. 20, p. 11125-11129, 2000.
ZWAAN, Rolf. Situation models: the mental leap into imagined worlds. Current Directions in Psychological Science, v. 8, n. 1, p. 15-18, fev. 1999.
ZWAAN, Rolf; MADDEN, Carol. Embodied sentence comprehension. In: PECHER, Diane; ZWAAN, Rolf (Ed.). Grounding cognition: the role of perception and action in memory, language, and thought. New York: Cambridge University Press, 2005. p. 224-245.
ZWAAN, Rolf; RADVANSKY, Gabriel. Situation models in language comprehension and memory. Psychological Bulletin, v. 123, n. 2, p. 162-185, mar. 1998.