Multiletramentos, tecnodiversidade e ensino de Português
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v54i1.4030Resumo
Este texto se baseia na noção de tecnodiversidade, proposta pelo filósofo chinês Yuk Hui, para promover uma reflexão sobre técnicas e tecnologias para o ensino e a aprendizagem, especialmente de língua materna. Partindo da revisão de três documentos importantes – o manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos (1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de licenciatura em Letras (2001) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) –, procuramos apontar o discurso sobre a diversidade em vários âmbitos, mas ainda não diretamente quanto às tecnologias cujos objetivos sejam ensinar e aprender na escola. Hui é convidado a auxiliar na compreensão do que seja uma escola ou uma aula tecnodiversas, assim como a encorajar que sejamos mais diligentes quanto a um futuro menos dependente e vulnerável na relação com empresas e plataformas dominantes.
Palavras-chave: Tecnodiversidade; ensino e aprendizagem de línguas; Multiletramentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.
