Multiletramentos, tecnodiversidade e ensino de Português

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DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v54i1.4030

Resumo

Este texto se baseia na noção de tecnodiversidade, proposta pelo filósofo chinês Yuk Hui, para promover uma reflexão sobre técnicas e tecnologias para o ensino e a aprendizagem, especialmente de língua materna. Partindo da revisão de três documentos importantes – o manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos (1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de licenciatura em Letras (2001) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) –, procuramos apontar o discurso sobre a diversidade em vários âmbitos, mas ainda não diretamente quanto às tecnologias cujos objetivos sejam ensinar e aprender na escola. Hui é convidado a auxiliar na compreensão do que seja uma escola ou uma aula tecnodiversas, assim como a encorajar que sejamos mais diligentes quanto a um futuro menos dependente e vulnerável na relação com empresas e plataformas dominantes.
Palavras-chave: Tecnodiversidade; ensino e aprendizagem de línguas; Multiletramentos.

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Publicado

17-12-2025

Como Citar

Ribeiro, A. E. (2025). Multiletramentos, tecnodiversidade e ensino de Português. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 54(1), 152–168. https://doi.org/10.21165/el.v54i1.4030

Edição

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Artigos