Uma proposta metodológica para analisar enunciados aderentes
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v53i2.3682Resumo
O presente artigo discute o conceito de enunciados aderentes, conforme desenvolvido por Dominique Maingueneau, e propõe uma metodologia sistemática para sua análise, considerando as especificidades que os diferenciam de outras manifestações discursivas. Fundamentado nas dimensões de contiguidade material, atribuição material e semântica e dupla sustentação ideológica e institucional, o estudo investiga as condições que configuram os enunciados aderentes como elementos discursivos inseparáveis de seus suportes materiais. Apresentamos como estudo de caso a sacola de um supermercado de médio porte, o supermercado Federzoni, ilustrando a aplicação da metodologia proposta e demonstrando como o enunciado transforma o estatuto do objeto ao qual está vinculado. O artigo também articula o conceito à noção de “meio infiel”, explorando os desafios e as variabilidades dos ambientes laborais. Propomos que o conceito de enunciados aderentes seja mobilizado em pesquisas sobre o trabalho, ampliando sua relevância para a compreensão das interações entre discurso, materialidade e práticas institucionais.
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