Sequência didática no Ensino Superior: a progressão das práticas de linguagem com base em gêneros textuais

Autores

  • Marta Aparecida Broietti Henrique Centro Universitário de Presidente Prudente (UNIPRUDENTE), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4986-4454

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v52i3.3604

Resumo

O objetivo deste artigo, uma síntese de uma tese de doutorado, é fazer um relato das etapas de construção da pesquisa, partindo das bases teóricas até as análises feitas a partir dos dados coletados durante a aplicação do projeto em sala de aula. Primeiramente, o artigo mostra os princípios norteadores do Interacionismo Sociodiscursivo de Jean-Paul Bronckart e do Grupo da Didática de Línguas de Genebra. Depois, apresenta a construção e a aplicação das ferramentas didáticas utilizadas em sala de aula em torno de dois gêneros selecionados (crônica argumentativa e resenha crítica) para a realização das sequências didáticas, por meio do método da pesquisa-ação, com a aplicação do projeto feita em uma turma do curso de Pedagogia pela pesquisadora-professora. Por fim, aponta que são profícuos e necessários os projetos didáticos integrados para desenvolver atividades de práticas de linguagem com mais de um gênero da mesma ordem tipológica.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Henrique, M. A. B. (2024). Sequência didática no Ensino Superior: a progressão das práticas de linguagem com base em gêneros textuais. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 52(3), 728–746. https://doi.org/10.21165/el.v52i3.3604

Edição

Secção

Artigos