Sequência didática no Ensino Superior: a progressão das práticas de linguagem com base em gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v52i3.3604Abstract
O objetivo deste artigo, uma síntese de uma tese de doutorado, é fazer um relato das etapas de construção da pesquisa, partindo das bases teóricas até as análises feitas a partir dos dados coletados durante a aplicação do projeto em sala de aula. Primeiramente, o artigo mostra os princípios norteadores do Interacionismo Sociodiscursivo de Jean-Paul Bronckart e do Grupo da Didática de Línguas de Genebra. Depois, apresenta a construção e a aplicação das ferramentas didáticas utilizadas em sala de aula em torno de dois gêneros selecionados (crônica argumentativa e resenha crítica) para a realização das sequências didáticas, por meio do método da pesquisa-ação, com a aplicação do projeto feita em uma turma do curso de Pedagogia pela pesquisadora-professora. Por fim, aponta que são profícuos e necessários os projetos didáticos integrados para desenvolver atividades de práticas de linguagem com mais de um gênero da mesma ordem tipológica.
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