Habilidades afetivas em livros didáticos: o gerenciamento tensivo do gosto pela leitura
Affective skills in textbooks: the tension management of the taste for reading
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3342Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as estratégias utilizadas em duas seções do livro destinado ao 6º ano escolar da coleção Way to English (TAVARES; FRANCO, 2020) para a disciplina de Língua Inglesa. Interessam-nos as estratégias que dialogam com o domínio afetivo da aprendizagem. Em relação aos objetivos afetivos, dispostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as reformulações dos livros didáticos, ocorridas nos últimos três anos, visam estabelecer vínculos com eles. Para esta discussão, exploramos a habilidade “interessar-se pelo texto lido” (EF06LI12), conforme disposta na BNCC. Elegemos a Semiótica Tensiva, fundamentada por Zilberberg (2011), desdobramento teórico da Semiótica Discursiva, como ferramenta teórico-metodológica. Da mesma forma, partimos do esquema afetivo proposto por Bloom, Krathwohl e Masia (1982), uma classificação de objetivos educacionais do campo.
Palavras-chave: semiótica tensiva; ensino; BNCC; livro didático; competências socioafetivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.