Considerações teórico-metodológicas sobre o processo de elaboração de materiais didáticos na formação de professores de línguas

Theoretical-methodological considerations on the process of preparing teaching materials in the training of language teachers

Autores

  • Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9850-1393
  • Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6115-3367

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3265

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor algumas reflexões a respeito do processo de elaboração de materiais didáticos para aulas de línguas e seus atravessamentos na construção de identidades docentes, considerando as perspectivas do saber, do fazer, do poder e do ser docente. Para tanto, pautamo-nos em nossa trajetória como docentes, atuando em um Programa de Pós-Graduação em Letras e em um curso de Letras, orientando professores em formação continuada e licenciandos. As reflexões empreendidas estão alicerçadas em estudos que discutem os saberes docentes e o papel dos professores de línguas (TOMLINSON, 2001; BARROS; COSTA, 2010; GERALDI, 2015; CONTRERAS, 2012). Os resultados apontam a intrínseca relação entre a elaboração de materiais didáticos e os agenciamentos docentes.
Palavras-chave: formação de professores de línguas; materiais didáticos; identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Ramos, K. A. H. P., & Carvalho, K. C. H. P. de. (2022). Considerações teórico-metodológicas sobre o processo de elaboração de materiais didáticos na formação de professores de línguas: Theoretical-methodological considerations on the process of preparing teaching materials in the training of language teachers. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 326–340. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3265

Edição

Secção

Artigos