Letramento acadêmico: vivências e percepções de estudantes de um programa de pós-graduação em educação

Academic literacy: experiences and perceptions of students from a graduate program in Education

Autores

  • Ana Luzia Videira Parisotto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9786-745X
  • Juliana Aparecida de Souza Guine Bonfim Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2489-1875

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3223

Resumo

Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem o objetivo de propiciar reflexão sobre a escrita na pós-graduação, ao apresentar as respostas emitidas por 20 alunos de um curso de pós-graduação em Educação de uma universidade pública acerca de suas vivências e percepções relacionadas à escrita acadêmica. O aporte teórico está relacionado aos estudos de Street (2010, 2014), Motta-Roth e Hendges (2010), Carlino (2005, 2015), Lilis (1999), dentre outros que abordam a mesma temática. Os resultados indicam que a maioria dos alunos já possuía alguma experiência anterior com a escrita de gêneros acadêmicos; suas dificuldades de escrita estão relacionadas à organização e estrutura do texto, às normas gramaticais e da ABNT, bem como a aspectos de coerência e de coesão textuais. Destacam, ainda, a contribuição de algumas disciplinas para o aprimoramento da escrita acadêmica, todavia, mencionam que essa preocupação não está no contexto da maioria das disciplinas cursadas.
Palavras-chave: letramento acadêmico; pós-graduação; experiências de escrita.

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Publicado

2023-05-16

Como Citar

Parisotto, A. L. V. ., & Bonfim, J. A. de S. G. . (2023). Letramento acadêmico: vivências e percepções de estudantes de um programa de pós-graduação em educação: Academic literacy: experiences and perceptions of students from a graduate program in Education. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(2). https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3223

Edição

Secção

Artigos