Letramento acadêmico: vivências e percepções de estudantes de um programa de pós-graduação em educação
Academic literacy: experiences and perceptions of students from a graduate program in Education
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3223Resumo
Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem o objetivo de propiciar reflexão sobre a escrita na pós-graduação, ao apresentar as respostas emitidas por 20 alunos de um curso de pós-graduação em Educação de uma universidade pública acerca de suas vivências e percepções relacionadas à escrita acadêmica. O aporte teórico está relacionado aos estudos de Street (2010, 2014), Motta-Roth e Hendges (2010), Carlino (2005, 2015), Lilis (1999), dentre outros que abordam a mesma temática. Os resultados indicam que a maioria dos alunos já possuía alguma experiência anterior com a escrita de gêneros acadêmicos; suas dificuldades de escrita estão relacionadas à organização e estrutura do texto, às normas gramaticais e da ABNT, bem como a aspectos de coerência e de coesão textuais. Destacam, ainda, a contribuição de algumas disciplinas para o aprimoramento da escrita acadêmica, todavia, mencionam que essa preocupação não está no contexto da maioria das disciplinas cursadas.
Palavras-chave: letramento acadêmico; pós-graduação; experiências de escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.