Ênfases no ensino de escrita: tema, estilo e construção composicional em livros escolares de português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2655

Palavras-chave:

livros escolares, escrita, propostas de escrita, dialogismo.

Resumo

Este trabalho apresenta a análise de propostas de escrita de dezesseis livros escolares de português publicados no período de 1930 a 2002, no Brasil. Descartando qualquer suposição de que a noção de gênero do discurso (BAKHTIN, 2016) tenha sido mobilizada como instrumento didático naqueles livros, as propostas são descritas com base no conteúdo temático, no estilo e na construção composicional, elementos do gênero de discurso utilizados como ferramentas teórico-metodológicas, aqui apresentadas na análise do livro Português para o ginásio, de Cretela (1948). O objetivo do trabalho foi determinar qual desses elementos é o mais enfatizado nos livros do período. Os resultados indicam que, entre 1930 e 1960, predominou a ênfase no conteúdo temático e, a partir de 1970, na construção composicional.

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Biografia Autor

Cristian Henrique Imbruniz, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, da Universidade de São Paulo

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Publicado

2020-06-26

Como Citar

Imbruniz, C. H. (2020). Ênfases no ensino de escrita: tema, estilo e construção composicional em livros escolares de português. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(2), 819–837. https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2655

Edição

Secção

Artigos