Por uma Terminografia Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2637

Palavras-chave:

terminografia pedagógica, linguística de corpus, aprendizagem, ambiente de gerenciamento terminográfico.

Resumo

O objetivo deste trabalho é, em primeiro lugar, apresentar o campo da Terminografia Pedagógica, mostrando suas possíveis bases teóricas e metodológicas, a importância da Linguística de Corpus neste tipo de trabalho, além de alguns exemplos de pesquisa advindos de um ambiente de gerenciamento terminográfico e sua respectiva página de visualização. Como resultado, apresento minha proposta para o que considero elementos fundamentais para o desenvolvimento e consecução de uma Terminografia Pedagógica.

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Biografia Autor

Guilherme Fromm, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em História (1990) e Letras - Alemão/ Português (1998), com licenciatura em Português (2009), especialização em Tradução - Inglês/Português (2000), mestrado em Linguística (2002) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (2008), todos pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Linguística/Lexicografia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor Associado do ILEEL/UFU, área de Língua Inglesa, e editor das revistas Domínios de Linguagem (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) e Revista GTLex (http://www.seer.ufu.br/index.php/GTLex/index). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Lexicografia, Terminologia, Terminografia bilíngue, Tradução e Linguística de Corpus.

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Publicado

2020-06-26

Como Citar

Fromm, G. (2020). Por uma Terminografia Pedagógica. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(2), 761–776. https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2637

Edição

Secção

Artigos