Estereótipos em sessões de mediação de aprendizagem em Teletandem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i2.2020

Palavras-chave:

estereótipos, identidades culturais, Teletandem

Resumo

Este artigo apresenta o estudo de dois casos vinculados ao contexto Teletandem de aprendizagem de línguas (um contexto virtual, multimodal, autônomo e telecolaborativo de aprendizagem de idiomas). Segundo uma perspectiva interpretativista, apresenta-se a análise de trechos de sessões de mediação da aprendizagem nos quais os participantes de pesquisa fizeram referências explícitas a estereótipos, relacionando-os à cultura e à identidade. O objetivo da análise aqui proposta é compreender e problematizar as práticas sociais performatizadas através da perpetuação de estereótipos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ludmila Belotti Andreu Funo, Unesp

É doutora pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos/ Linguística Aplicada da Unesp de São josé do Rio Preto (2015), possui mestrado em Linguística Aplicada (2011) e graduação em Licenciatura em Letras pela mesma instituição (2002). Atuou como revisora de materiais didáticos, professora de Educação Básica II (Inglês, Português e Leitura) e como Professora Coordenadora Pedagógica em escola de Educação Básica pela Rede Pública Estadual Paulista, tendo experiência no ensino de Língua Portuguesa (incluindo PLE, Flagship Program) e de língua Inglesa/LE. É pesquisadora vinculada ao projeto Teletandem e Transculturalidade e desenvolve pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, transculturalidade e ensino de línguas, comunicação intercultural, identidades culturais e aprendizagem colaborativa.

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. Lisboa: Presença 1970.

BACCEGA, M. A. O Estereótipo e as Diversidades. Comunicação & Educação, São Paulo, p. 7-14, set./dez. 1998.

BOSI, E. Entre a opinião e o estereótipo. Novos Estudos, CEBRAP, n. 32, p. 111-118, mar. 1992. Disponível em: <http://novosestudos.org.br/v1/files/uploads/contents/66/20080625_entre_a_opiniao_e_o_estereotipo.pdf>. Acesso em: 03 mar. 17.

CANCLINI, N. G. Leitoras, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Tradução de J. Elias. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CHARMAZ, K. Grounded Theory in the 21st Century: Applications for Advancing Social Justice Studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). The Sage Handbook of Qualitative Research. 2nd. ed. Thousand Oaks: Sage, 2000. p. 507-531.

CHAUÍ, M. S. Ideologia e Educação. Revista Educação e Sociedade, São Paulo: Cortez, n. 5, p. 245-257, jan. 1980.

FUNO, L. B. A. Teletandem: um estudo sobre identidades culturais e sessões de mediação da aprendizagem. 2015. 190 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2015. Disponível em: <http://www.teletandembrasil.org/site/docs/ANDREUXXXXDOUT.pdf>. Acesso em: 26 out. 2015.

GILHAN, B. Case Study Research Methods. London: Continuun, 2000.

LIPPMANN, W. Public opinion. New York: Free Press, 1965[1922].

ORLANDI, E. P. Cidade dos Sentidos. São Paulo: Pontes, 2004.

PEREIRA, M. E. Psicologia social dos Estereótipos. São Paulo: E.P.U, 2002.

PEREIRA, M. E.; MODESTO, J. G.; MATOS, M. D. Em direção a uma nova definição de estereótipos: teste empírico do modelo num primeiro cenário experimental. Psicologia e Saber Social, v. 1, n. 2, p. 201-220, 2012. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/4899/3622>. Acesso: 05 mar. 17.

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Funo, L. B. A. (2018). Estereótipos em sessões de mediação de aprendizagem em Teletandem. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(2), 334–351. https://doi.org/10.21165/el.v47i2.2020

Edição

Secção

Educação Linguística e Multiculturalismo