Das orientações oficiais às práticas instauradas em escolas municipais do Rio de Janeiro: uma investigação sobre o ensino do componente linguístico/gramatical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2989

Palavras-chave:

ensino de gramática, variação linguística, três eixos.

Resumo

Este artigo tem como objetivos: (i) investigar o ensino do componente gramatical, considerando a variação linguística e a relação gramática-texto no material proposto para o ensino fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro; e (ii) contrastar os dados levantados nesse material com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e com as diretrizes municipais para o ensino (RIO DE JANEIRO, 2013, 2016). Toda a investigação se desenvolveu em observação à proposta de ensino de gramática em três eixos, conforme Vieira (2014, 2017, 2018). O objetivo geral do trabalho é informar sobre as práticas pedagógicas vigentes, práticas essas pensadas a partir dos PCN. Isso se justifica, pois, para se propor estratégias didáticas produtivas para o trabalho com o componente linguístico, é preciso ter conhecimento das orientações curriculares e da abordagem que se tem praticado. Os resultados aqui apresentados integram parcialmente nosso trabalho monográfico.

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Biografia do Autor

Luiz Felipe da Silva Durval, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ)

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Publicado

29-04-2021

Como Citar

Durval, L. F. da S. (2021). Das orientações oficiais às práticas instauradas em escolas municipais do Rio de Janeiro: uma investigação sobre o ensino do componente linguístico/gramatical. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 144–162. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2989

Edição

Seção

Artigos