Hip Hop na aula de FLE: aprendendo e ensinando o léxico não-padrão

Autores

  • Helena Yuriko Sakano Fernandes
  • Maria Cristina Parreira da Silva

Palavras-chave:

Lexicografia, Ensino de FLE, Hip Hop.

Resumo

Baseando-se no conceito de lexicocultura, proposto por Galisson (2000), e reconhecidas a existência e a dimensão do movimento Hip Hop na França, o objetivo principal deste trabalho foi examinar a relevância dessa cultura e de seu léxico dentro do contexto francês, apontando para necessidade de sua inserção em materiais voltados ao ensino de francês como língua estrangeira (FLE). Para tanto, foi elaborada uma lista bilíngue, francês-português do Brasil, do léxico do movimento Hip Hop e dos registros não-padrão em geral, coletado em letras de música de artistas expoentes, por meio do uso de uma base automática de processamento de corpus. Nota-se que a maioria dessas unidades não consta nos dicionários bilíngues gerais, de
maneira que tanto o aprendiz quanto o professor dificilmente têm acesso a esse léxico, que coexiste com a língua padrão estudada e representa uma grande riqueza linguística.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Fernandes, H. Y. S., & Silva, M. C. P. da. (2016). Hip Hop na aula de FLE: aprendendo e ensinando o léxico não-padrão. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(1), 251–264. Recuperado de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1393

Edição

Seção

Lexicologia e Lexicografia