A construção da escrita acadêmica colaborativa estudantil em conversas digitalizadas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3040

Parole chiave:

escrita colaborativa, tecnologia digital, letramento acadêmico, Moodle, WhatsApp.

Abstract

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação, de abordagem qualiquantitativa, que analisou a construção do texto colaborativo por aprendizes de escrita acadêmica em interações via ferramenta fórum da plataforma Moodle e do aplicativo WhatsApp. Foram investigadas conversas digitalizadas de estudantes de Letras de uma universidade pública paranaense, visando a produção colaborativa de resumos e resenhas. Numa concepção dialógica de linguagem, os aportes teóricos contemplam estudos sobre uso de tecnologias digitais na educação, escrita colaborativa e letramentos acadêmicos. Os resultados apontam para uma herança do letramento autônomo vivenciado pelos sujeitos na educação básica, demandando, por parte do professor universitário, mais atenção para com aspectos de mediação e planejamento com apoio de tecnologia digital, envolvidos seja no processo de produção escrita colaborativa, em geral, ou acadêmica, em particular.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil

Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-1953, 1974].

BARDIN, Larence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BARROS, Lyedja S. F.; MELO, Manoel Alves Tavares de. O WhatsApp como ferramenta motivadora no ensino da produção escrita. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, 4, 2018, [S.l.]. Anais... São Carlos. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/727/266. Acesso em: 30 set.2020.

BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackwell, 1994.

BRASSAC, C. Rédaction coopérative: un phénomène de cognition située et distribuée. In: GAULMYN, M-M de.; BOUCHARD, R.; RABATEL, A. (ed.). Le processus rédactionnel: écrire à plusieurs voix. Paris: L’Harmattan, 2001. p. 49-66.

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gus (Orgs.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política; Conferência. Belém (Por): Imprensa Nacional, 2005.

FELIPETO, Sonia Cristina Simões. Escrita colaborativa e individual em sala de aula: uma análise de textos escritos dor alunos do ensino fundamental. Alfa, São Paulo, v.63, n.1, p.133-152. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942019000100133. Acesso em: 30 set. 2020.

FIAD, Raquel S.; MAYRINK-SABINSON, Maria La T. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (Ed.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 2001. p. 54-63

linguagem. São Paulo: Contexto, 2001. p. 54-63.

linguagem. São Paulo: Contexto, 2001. p. 54-63

FLOWER, Linda; HAYES, John R. A Cognitive Process Theory of Writing. College Composition and Communication English, 41, Illinois, p. 365-387. 1981. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-Cognitive-Process-Theory-of-Writing.-Flower-Hayes/c8ff58b5db4cf03fcf2c94b2b825e93ab43bcbcd . Acesso em 15 jul. 2020.

GAULMYN, M-M.; BOUCHARD, R.; RABATEL, A. Le processus rédactionnel: écrire à plusieurs voix. Paris: L’Harmattan, 2001.

GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourse. London: The Farmer Press, 1996.

HORTON, M.; ROGERS, P.; AUSTIN, L.; MCCORMICK, M. 1991. Exploring the impact of face-to-face collaborative technology on group writing. Journal of Management Information Systems, v. 8, n. 3, p. 27-48. 2004. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40398006?seq=. Acesso em: 21 mai. 2020.

KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. In: LEA, M. R.; STREET, B. V. Studies in Higher Education, Abingdon, Oxon, UK, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014. Título original: The “academic literacies”: model: theory and applications. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407. Acesso em: 13 out. 2020.

LÉVY, Pierre. A nova relação com o saber. In: LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, p. 159-170, 1999.

LILLIS, T.; SCOTT, M. Deining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics, v. 4 n. 1, 2007, p.5-32. Disponível em: http://www.equinoxpub.com/JAL/article/viewArticle/4563. Acesso em: 21 mai. 2020.

LOWRY, P.; CURTIS, A.; LOWRY, M. Building a taxonomy and nomenclature of collaborative writing to improve interdisciplinary research and practice. Journal of Business Communication, Blacksburg, n. 41, v.1, p. 66-99, 2004. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e11a/466f77c4371d57fa6c8e992c8f5798a95ee1.pdf. Acesso em: 21 mai. 2020.

MATEUS FILIPE, A.J.; ORVALHO, J.G. Blended-Learning e Aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior. Anais do VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, 2004. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/2004/comunicacao/com216-225.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

NOGUEIRA, VI. Por que o nome “hambúrguer vegano” deve ser proibido por lei. Folha de S. Paulo online, de 24/04/18. Disponível em: https://cozinhabruta.blogfolha.uol.com.br/2018/04/24/por-que-o-hamburguer-vegano-deve-ser-proibido-por-lei/?loggedpaywall. Acesso em: 27 set. 2020.

PEREIRA, Aline Uchoa. O fórum de discussão no ensino da língua portuguesa: explorando a escrita argumentativa em artigo de opinião. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) – Profletras, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, 2015. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/defesas2015/arquivos/3539aline_uchoa_pereira.pdf. Acesso em: 30 jul. 2016.

PEREIRA, Eunice Braga. Do letramento digital ao acadêmico: dinâmica interacional e práticas de escrita no Facebook. Revista Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 67-86, jun. 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988. Acesso em: 30 mai. 2010.

PINHEIRO, Petrilson Alan. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, Porto Alegre. v. 9, n. 3, p. 226-239. 2011.

PRENSKY, Marc. Digital Native, digital immmigrants. On the Horizon, MCB University Press, V. 9, N.5, October, 2001. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2020.

SENEFONTE, Fábio Henrique Rosa; TALAVERA, Marjorie Ninoska Gómez. O WhatsApp como ferramenta no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1 sup, p. 241 - 264 Dossiê Temático/ 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33971. Acesso em: 30 set. 2020.

SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, Karina. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 1076-1094, 2016.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Social Literacies: Critical Approaches to Literacy in Development, Ethnography and Education. Harow: Pearson, 1995.

STREET, B. V. What’s “New” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education. Teachers College, Columbia, University, 2003.

TORRES, Tércia Zavaglia; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.12, n. esp., abr. 2011, p.49-72.

WELCHMAN, Hugh; KOBIELA, Dorota. Com Amor, Van Gogh: o sonho impossível. Reino Unido; Polônia. Animação, cor, 95 min., 2017.

WIGGLESWORTH, G.; STORCH, N. Pair versus individual writing: effects on fluency, complexity and accuracy. Language Testing, [S.l.], v.26, n.3, p. 445–466, 2009.

Pubblicato

2021-12-27

Come citare

Ruiz, E. M. S. D. (2021). A construção da escrita acadêmica colaborativa estudantil em conversas digitalizadas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(3), 1261–1282. https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3040

Fascicolo

Sezione

Artigos