A Teoria das Operações Enunciativas na produção textual: reescritas de conto de fadas por alunos do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2964Parole chiave:
Teoria enunciativa, operações enunciativas, reescrita, conto de fadas, Linguístico-cognitivo.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar a reescrita do conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho” produzida por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I de modo a levantar e descrever as operações enunciativas acionadas especificamente como estratégia de conclusão de narrativa. Os alunos encontram-se no processo de aquisição da língua escrita e, por isso, fundamentamo-nos nos conceitos teóricos defendidos pela Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas – TOPE – do linguista Antoine Culioli. A escolha pela Teoria Enunciativa justifica-se pelo fato de a considerarmos um referencial teórico fundamental para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de língua e, consequentemente, o desenvolvimento linguístico-cognitivo do aluno.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CULIOLI, A. Notes du Seminaire de D.E.A. Université de Paris 7 – 1983-1984. Départament de recherches linguistiques (D.R.L.), 1985. p. 1-46.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation – Tome IV – Tours e Détours. Édition préparée por Rémi Camus – Limoges, Lambert-Lucas, 2018. p. 13-147.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’ énonciation. Tome 3, Paris: Ophrys, 1999a.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’ énonciation. Tome 2, Paris: Ophrys, 1999b.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’ énonciation. Tome 1, Paris: Ophrys, 1990.
GRIMM, I. Chapeuzinho Vermelho. In: Ler e Escrever: livro de textos do aluno/Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação; seleção dos textos, Claudia Rosenberg Aratangy. 7. ed. São Paulo: FDE, 2013.
VALENTIM, H. T. Um estudo semântico-enunciativo de predicados subjectivos do português. 2004. Dissertação (Doutorado em Linguística) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2004.