Princípios metodológicos para a detecção de neologismos da comunicação digital
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2961Parole chiave:
neologia, procedimentos metodológicos, comunicação digital.Abstract
O objetivo deste artigo é descrever alguns princípios metodológicos para a coleta e validação de neologismos da comunicação digital e, paralelamente, discutir os possíveis rumos a que o mundo digital conduz esses princípios. Com base nos estudos de Alves (2012), Cabré (2016), Auger (2010), Estopà (2015), Rey (1976), dentre outros, são apresentadas, inicialmente, as fases tradicionais do trabalho neológico e os principais critérios estabelecidos para a validação de neologismos. Abordamos, então, algumas limitações desses critérios, seguidas de propostas metodológicas que podem se somar a eles. Por fim, sintetizamos os passos metodológicos adotados na detecção das unidades lexicais neológicas de nossa pesquisa (dentre elas: corongavírus, biscoitar, fígital, infoxicação, lacrosfera e quarentener), enfatizando os critérios que se mostraram funcionais em sua coleta e validação.
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