Terminologia da Agricultura de Precisão: proposta de verbete para um Dicionário Pedagógico Bilíngue Especializado

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2791

Parole chiave:

terminografia, lexicografia pedagógica, Dicionário Pedagógico Especializado, ensino de espanhol para fins específicos, Agricultura de Precisão.

Abstract

O processo de Globalização e o vertiginoso desenvolvimento das tecnologias trouxeram novos desafios às sociedades. Dentre estes desafios, destacamos o conhecimento de uma ou mais línguas para a comunicação nos mais variados contextos. Dito conhecimento tornou-se um diferencial para o profissional que, além de saber a língua, precisa saber usá-la dentro e fora de sua área de formação e/ou atuação, constituindo-se um desafio para o docente. Assim, nosso objetivo neste texto é refletir, a partir de uma pesquisa bibliográfica, sobre possíveis articulações entre as Ciências do Léxico, neste caso mais especificamente, a Terminografia (GÓMEZ DE ENTERRÍA, 2009; CABRÉ, 1999) e a Lexicografia Pedagógica (WELKER, 2008; MOLINA GARCÍA, 2006) com o Ensino de Línguas para Fins Específicos por meio da proposta de Hutchinson e Waters (2010) – English for Specific Purposes. Dita articulação tem por finalidade pensar em uma proposta de dicionário pedagógico bilíngue especializado da língua espanhola do domínio da Agricultura de Precisão. 

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Biografia autore

Nathalia Maria Soares, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, São Paulo, Brasil

Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp FCLAR. Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp FCLAR, área de estudo dos léxicos. Docente de Língua Espanhola.

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Pubblicato

2020-06-26

Come citare

Soares, N. M. (2020). Terminologia da Agricultura de Precisão: proposta de verbete para um Dicionário Pedagógico Bilíngue Especializado. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(2), 1086–1103. https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2791

Fascicolo

Sezione

Artigos