Linn da Quebrada: o corpo trans na experiência urbana

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2361

Parole chiave:

prática discursiva intersemiótica, ethos discursivo, queer, espaço urbano

Abstract

Este artigo apresenta uma análise da canção “Mulher”, da artista Linn da Quebrada, veiculada na obra audiovisual blasFêmea, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso de linha francesa. O tema que atravessa a produção é a questão do “ser” mulher a partir da vivência do corpo transexual e periférico, em relação ao espaço urbano, portanto, social, habitado por essa persona. Diante desse emblema contemporâneo, trazemos para o debate a relação entre gênero, sexualidade e espaço urbano, a partir da prática discursiva intersemiótica de Linn da Quebrada, a fim de repensar as formas de construção de identidades de gênero, partindo da desconstrução das cisheteronormatividades, essas dadas como naturais. Faremos a exposição do tema chave, gênero e espaço urbano, aqui, já que nos interessa discutir sobre o papel social que a arquitetura desempenha em nossa cultura, e logo depois faremos uma breve reflexão a respeito dos conceitos utilizados para, então, expormos nossa análise.

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Biografie autore

Redson Pagnan, Universidade de Franca

Arquiteto e urbanista. Mestre em Linguística (Bolsista CAPES UNIFRAN/2019), com dissertação em Análise do Discurso.  Doutorando em Arquitetura e Urbanismo Mackenzie (bolsista Mackenzie).

Marília Giselda Rodrigues, Universidade de Franca

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL PUCSP/2013), com estágio pós-doutoral no PPGEL UFU (2016). Docente PPG Linguística UNIFRAN.

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Pubblicato

2019-12-18

Come citare

Pagnan, R., & Rodrigues, M. G. (2019). Linn da Quebrada: o corpo trans na experiência urbana. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(3), 1517–1534. https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2361

Fascicolo

Sezione

Artigos