Gilles Deleuze-Carmelo Bene: uma leitura linguística gramsciana

Autori

  • Yuri Brunello

Parole chiave:

linguagem, poder, teatro.

Abstract

O “teatro da ausência” pertence à última fase do teatro de Carmelo Bene. No ensaio que Deleuze dedica a Bene ele evoca uma dimensão artística definida como “menor”. Ilustrando as suas noções de “língua maior” e “língua menor”, Deleuze explica que o uso menor de uma língua consiste no descarrilamento das constantes, na transformação das homogeneidades estruturais em heterogeneidades, na desconstrução daquele uso que trata a língua como um estado de poder. A distinção efetuada por Gramsci nos Cadernos do cárcere entre gramática “normativa” e gramática “espontânea” pode ajudar no esclarecimento de alguns pontos da interpretação deleuziana.

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Pubblicato

2016-04-04

Come citare

Brunello, Y. (2016). Gilles Deleuze-Carmelo Bene: uma leitura linguística gramsciana. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1913–1922. Recuperato da https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1308

Fascicolo

Sezione

Teoria e Crítica Literária