Um olhar enunciativo sobre a escrita e o diagnóstico no espaço escolar
Mots-clés :
diagnóstico, aprendizagem, escrita, relação professor-saber-alunoRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas refl exões, a partir da análise de uma produção textual de um aluno do 6.o ano do Ensino Fundamental, sobre a relação professor-saber-aluno, quanto ao ensino e à aprendizagem de escrita por esse aluno, diagnosticado pela própria Escola como sendo um aluno do baixo desempenho. Para isso, apresentamos algumas considerações teóricas acerca da alfabetização e do letramento, processos responsáveis por iniciar o aluno no mundo da escrita e por permitirem sua formação como cidadão apto a atuar socialmente em diferentes práticas sociais mediadas pela escrita. Além disso, buscamos refletir o que signifi ca esse diagnóstico realizado pela própria Escola, através de avaliações que buscam aferir o nível de aprendizagem dos alunos e como esse diagnóstico é entendido por uma professora de Redação quanto ao ensino de escrita para um aluno do baixo desempenho.
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Références
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