Gestão do tempo e das aulas de Língua Portuguesa: um estudo de caso sobre a qualidade de oportunidades educacionais em escola de território vulnerável
Mots-clés :
Educação, Língua Portuguesa, Territórios Vulneráveis, Gestão do TempoRésumé
Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento “Interdependência Competitiva entre Escolas e Qualidade das Oportunidades Educacionais”, realizada por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Visa compreender como são organizadas as aulas de Língua Portuguesa, propondo-se a observar a gestão do tempo (MARTINIC; VERGARA; HUEPE, 2013) e os objetos de ensino (SCHNEUWLY, 2009) privilegiados nas turmas do terceiro ano Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo. A metodologia de cunho qualitativo teve como principal instrumento a observação das aulas de Língua Portuguesa, foram observadas quatro turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental, correspondente ao final do ciclo de alfabetização, de uma escola situada em São Miguel Paulista (SP), considerado um território de alta vulnerabilidade social (ÉRNICA; BATISTA, 2012). A relevância científica deste trabalho localiza-se na análise das práticas pedagógicas; da interação entre alunos e professores, seus papéis e funções; de quais objetos de ensino (SCHNEUWLY, 2009) são privilegiados em detrimento de outros e, portanto, buscamos perceber se esses fatores são positivos ou não no aprendizado desta disciplina específica.
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