Questões em torno da monstruosidade em O natimorto
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v45i3.596Mots-clés :
monstro, horror, Lourenço Mutarelli.Résumé
Este artigo tem como objetivo a análise do monstro no romance O natimorto, de Lourenço Mutarelli. O monstro é uma construção cultural que está amarrada a paradigmas que trabalham com aquilo que está fora de uma dada ordem, considerada como lógica. Assim, a monstruosidade é um artifício para estabelecer fronteiras entre práticas permitidas e proibidas, entre a ordem e o caos, entre nós e eles. Na narrativa em questão, a monstruosidade do protagonista está ligada à forma como ele se comporta, em desacordo com aquilo que é socialmente aceito, mas, por outro lado, ele questiona a validade dos parâmetros que usamos para classificar os monstros, colocando em cena a artificialidade dos limites que estabelecemos para rotular e separar o humano do monstruoso.
Téléchargements
Références
BELLEI, S. L. P. Monstros, índios e canibais: ensaios de crítica cultural e literária. Florianópolis: Insular, 2000. 192 p.
CARROLL, N. A filosofia do horror ou os paradoxos do coração. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Campinas: Papirus, 1999. 319 p.
COHEN, J. J. A cultura dos monstros: sete teses. In: COHEN, J. J. (Org.). Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Pedagogia dos monstros. Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 25-60.
GILMORE, D. D. Monsters. Evil being, mythical beasts and all manner of imaginary terrors. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2003. 210 p.
JEHA, J. Monstros como metáforas do mal. In: JEHA, J. (Org.). Monstros e monstruosidades na literatura. Belo Horizonte: Editora UFMS, 2007. p. 9-31.
KEARNEY, R. Strangers, gods and monsters: interpreting otherness. New York: Routledge, 2003. 293 p.
MUTARELLI, L. O natimorto. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 133 p.
NAZÁRIO, L. Da natureza dos monstros. São Paulo: Arte & ciência, 1998. 304 p.
STEVENSON, R. L. O médico e o monstro. Tradução de José Paulo Golob, Maria Angela Aguiar e Roberta Sartori. Porto Alegre: L&PM, 2011. 112 p.