O discurso da diversidade/universalidade em documentos de políticas públicas de educação: a língua de algodão

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v53i2.3679

Résumé

Neste trabalho, analisamos como o discurso da diversidade está presente em diferentes documentos brasileiros e internacionais que embasam políticas públicas de educação, centrando-nos, como material de análise, na Declaração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Objetivamos compreender como os efeitos de sentidos de documentos internacionais podem afetar as formas como a diversidade é definida nas políticas públicas de educação nacional, sobrepondo-se ao regional/local e problematizamos as contradições que constituem o modo de funcionamento da língua de algodão, enquanto uma língua de efeito de poder consensual, própria de organismos internacionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2025-08-25

Comment citer

Nogueira, L., & Dias, J. P. (2025). O discurso da diversidade/universalidade em documentos de políticas públicas de educação: a língua de algodão. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 53(2), 386–404. https://doi.org/10.21165/el.v53i2.3679

Numéro

Rubrique

Artigos