Uma discussão sobre materiais didáticos em português para escolas indígenas
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v53i2.3657Résumé
Os materiais didáticos específicos têm se mostrado uma demanda cada vez maior das comunidades indígenas, mas se questiona quais são os métodos de alfabetização em língua portuguesa voltados para as diversas etnias. Por tais motivos, o objetivo deste trabalho é de analisar três livros-base para séries iniciais indígenas: Português básico para as escolas indígenas (Amapá), Cartilha de Alfabetização Guarani e Aprendendo português nas escolas do Xingu. Essas cartilhas foram analisadas em relação ao Referencial Curricular Nacional das Escolas Indígenas, por meio de teorias linguísticas, de métodos de alfabetização e realidade cultural. Para isso, utilizamos a metodologia comparativa, de natureza descritiva e documental, visando uma análise inicial desses livros. Os resultados evidenciaram maior adequação de um dos livros de língua portuguesa, fato que aponta para novas edições deste mesmo material e para seu potencial em servir como referência a futuros materiais didáticos diferenciados.
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© Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 2025

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