A prosódia como elemento formador da proficiência em língua portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3280Résumé
Este estudo aborda como a oralidade é responsável pela compreensão dos textos orais em detrimento dos textos escritos, sendo ela objeto de desenvolvimento de competências e habilidades conforme determinado pela BNCC (BRASIL, 2018). Logo, observou-se a condição da prosódia em relação às gramáticas, levantando-se a discussão sobre o que há na BNCC quanto à importância dessa competência para a formação comunicativa dos falantes. Além disso, fez-se uma pesquisa com 291 pessoas, do Ensino Médio incompleto à Pós-graduação completa, sobre a interpretação do sentido de orações subordinadas causais e coordenadas conclusivas em textos escritos e orais. Assim, notou-se que houve mais erros de identificação quando ocorria somente a leitura autônoma do que quando os períodos eram lidos por um locutor, demonstrando que a entoação influencia a efetiva interpretação do sentido da sentença.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.