O dicionário Caldas Aulete Digital: um produto folk?

The Caldas Aulete Digital Dictionary: a folk product?

Auteurs-es

  • Terezinha Ferreira de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Sorriso, Mato Grosso, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3246

Résumé

Neste artigo, inscrito no campo da Linguística Popular numa visada integracionista, objetiva-se analisar a produção de verbetes proposta pelo dicionário Aulete Digital supostamente realizada por meio da colaboração aberta ao público, intermediada pela filtragem e edição lexicográfica. Nessa perspectiva, o dicionário Aulete Digital se aproxima do campo da Folk Linguistic, ou Linguística Popular, no Brasil (BARONAS; COX, 2019), a qual trabalha com os comentários produzidos por diferentes categorias de falantes (PAVEAU, 2018), que podem realizar práticas linguísticas meta enunciativas de caráter descritivo, prescritivo ou intervencionista. A hipótese é a de que a proposta do dicionário em questão se assemelha em parte com a proposta de uma linguística popular pelo seu caráter colaborativo no qual se admitem colaboradores “profanos”.
Palavras-chave: Linguística Popular; dicionário; intervencionismo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2023-05-16

Comment citer

Almeida, T. F. de . (2023). O dicionário Caldas Aulete Digital: um produto folk? The Caldas Aulete Digital Dictionary: a folk product?. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(2). https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3246

Numéro

Rubrique

Artigos