Polêmicas em torno dos signos “evidência científica” e “inclusão” – uma análise de enunciados do Ministério da Educação no Brasil (2018-2022)
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3221Résumé
Este artigo apresenta, a partir da perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, discussão de polêmicas presentes em enunciados do Ministério da Educação do governo federal brasileiro sob a presidência de Jair Bolsonaro. Compõem o corpus enunciados da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em 2019, e da Política Nacional de Educação Especial, lançada em 2020. O objetivo é entender como a polêmica presente na vida, na guerra cultural vivida pelos brasileiros, materializa-se em documentos direcionados à educação. A análise centrou-se nas polêmicas manifestas nos signos “inclusão” e “evidência científica”. Os resultados apontam diferentes formas de manifestação das vozes sociais nos signos em pauta (ora se reduz, ora se amplia o sentido do signo), sendo que ambas indicam uma orientação pouco democrática do MEC.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.