Linguagem esportiva italiana: o emprego de neologismos nas manchetes do portal Tuttosport

Auteurs-es

  • Thais Janeli Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2113-4636
  • Vivian Orsi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7892-1091

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2505

Mots-clés :

linguagem esportiva, língua italiana, neologismos.

Résumé

Este artigo pretende apontar algumas considerações sobre a linguagem esportiva italiana, tais como o uso de itens léxicos de língua estrangeira e a formação ou adoção de novas palavras, os neologismos lexicais. Para tanto, selecionamos quatro itens lexicais para serem explicados detalhadamente, extraídos de um corpus formado a partir de manchetes do portal esportivo italiano Tuttosport, a saber: Cristianomania, superfavorito, mask e Joya. Esta análise foi fundamentada na área de estudos da Lexicologia e da Neologia, com base na comparação de três fontes de consulta (dois dicionários monolíngues de italiano e uma enciclopédia da mesma língua), além de informações recuperadas no contexto de veiculação de manchetes.

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Publié-e

2020-12-17

Comment citer

Janeli, T., & Orsi, V. (2020). Linguagem esportiva italiana: o emprego de neologismos nas manchetes do portal Tuttosport. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1379–1392. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2505

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