Linguagem esportiva italiana: o emprego de neologismos nas manchetes do portal Tuttosport

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2505

Palabras clave:

linguagem esportiva, língua italiana, neologismos.

Resumen

Este artigo pretende apontar algumas considerações sobre a linguagem esportiva italiana, tais como o uso de itens léxicos de língua estrangeira e a formação ou adoção de novas palavras, os neologismos lexicais. Para tanto, selecionamos quatro itens lexicais para serem explicados detalhadamente, extraídos de um corpus formado a partir de manchetes do portal esportivo italiano Tuttosport, a saber: Cristianomania, superfavorito, mask e Joya. Esta análise foi fundamentada na área de estudos da Lexicologia e da Neologia, com base na comparação de três fontes de consulta (dois dicionários monolíngues de italiano e uma enciclopédia da mesma língua), além de informações recuperadas no contexto de veiculação de manchetes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADAMO, G. La neología italiana: panorama histórico, processos de formación y nuevas tendências em los neologismos de la prensa diária. In: ALVES, I. M. Neologia e neologismos em diferentes perspectivas. São Paulo: Paulistana, 2010. p. 35-61.

ALDO, G. Dizionario Italiano Online – Gratis ricerca di parole, significati e traduzioni – HOEPLI.it. Disponível em: http://www.grandidizionari.it/Dizionario_Italiano.aspx?idD=1. Acesso em: 19 jul. 2019.

ALVES, I. M. Neologismo. Criação lexical. 2. ed. São Paulo: Ática, 2002.

BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BISETTO, A. Da formattare a calcio mercato: L’interferenza dell’inglese sull’italiano contemporaneo. In: CALLIMANI, A. V. S. (org.). Italiano e inglese a confronto. Firenze: Franco Cesati Editore, 2003. p. 87-99.

CARVALHO, N. M. A criação neológica. Revista Trama, v. 2, n. 4, p. 191-203, 2º sem. 2006.

MURRMANN, J.; SURMAJ, P. La peculiarità del linguaggio giornalistico sportivo in base all’analisi degli articoli della Gazzetta dello Sport. Italica Wratislaviensia, 6, 2015, p. 197-216. DOI: http://dx.doi.org/10.15804/IW.2015.06.12

ORSI, V. Lexicologia: O que há por trás do estudo das palavras? In: GONÇALVES, A. V.; GÓIS, M. L. S. (org.). Ciências da linguagem: O fazer científico? Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 163-177.

SABATINI, F.; COLETTI, V. Dizionario Italiano – Vocabolario italiano – Corriere.it. Disponível em: http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml. Acesso em: 19 jul. 2019.

SZEMBERSKA, A. Forestierismi nel lessico calcistico italiano. 2010. Disponível em: http://romdoc.amu.edu.pl/Szemberska.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019.

TRECCANI. Trecanni, il portale del sapere. Disponível em: http://www.treccani.it/. Acesso em: 19 jul. 2019.

TUTTOSPORT. Tuttosport – News su Calcio, Calciomercato, F1, Moto e altri sport. Disponível em: http://www.tuttosport.com/. Acesso em: 19 jul. 2019.

Publicado

2020-12-17

Cómo citar

Janeli, T., & Orsi, V. (2020). Linguagem esportiva italiana: o emprego de neologismos nas manchetes do portal Tuttosport. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1379–1392. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2505

Número

Sección

Artigos