A percepção da intertextualidade pelos alunos do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa: diálogo entre poema e vídeo

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DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2475

Mots-clés :

intertextualidade, multimodalidade, multissemiose, texto literário, texto audiovisual.

Résumé

Este artigo pretende apresentar o trabalho realizado durante as aulas de Língua Portuguesa, com alunos dos nonos anos do ensino fundamental, de uma escola municipal, no interior de São Paulo, sobre a análise da intertextualidade presente na apropriação de um texto literário para um produto audiovisual. Os objetos selecionados para o desenvolvimento do trabalho constituem-se do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade e do episódio homônimo, da série “Tudo o que é sólido pode derreter”, dos diretores Rafael Gomes e Esmir Filho, com roteiro de Mariana Bastos. A análise se dará de forma a considerar a percepção que os alunos tiveram, ao analisar as relações entre o poema e o vídeo, numa perspectiva de texto multimodal e multissemiótico.  

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Publié-e

2020-06-26

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Almeida, R. D. de. (2020). A percepção da intertextualidade pelos alunos do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa: diálogo entre poema e vídeo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(2), 578–593. https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2475

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